A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PEDIDO DE NAMORO


Além dos cômicos "primeiros encontros"  o que a gente não podia esquecer era que o Bacalhau estava mesmo ao Brasil de passagem. Ele tinha deixado o país dele em Julho e iniciado uma viagem de volta ao mundo e apesar de ter ficado alguns dias a mais do previsto em São Paulo ele não queria parar a viagem dele por ali.

O Bacalhau seguiu viagem. Foi ao Rio de Janeiro, a Foz do Iguaçu mas o coração dele tinha ficado lá na terra da garoa.
Eu recebia vários "torpedos" em meu celular, cartas eletrônicas super românticas deste viking apaixonado.

Decidimos então nos encontrarmos novamente e convidei-o para conhecer Ubatuba, Trindade e Parati e foi  aí que gente se gostou mais e mais.

Em mais uma de nossas viagens, um parênteses aqui, a gente já viajava bastante juntos mesmo antes de começar a namorar, no feriado de Nossa Senhora, 12 Outubro, no Rio de Janeiro, o Bacalhau me pediu em namoro.

Fazia tempo que eu não era pedida em namoro, acho que não tem muito mais isso né?! hoje a gente conhece um menino, fica, fica, vai ficando e um dia se tivermos gostando muito deste menino colocamos ele na parede e então começamos a namorar ou não!

O Bacalhau foi rápido afinal ele não tinha muito tempo, ele estava em uma viagem de volta ao mundo.

Foi engraçado, ele me pediu para ser namorada dele no Facebook... calma, calma ... vou explicar.
No último dia do feriado estávamos no apartamento lá no Rio e conectamos na internet para ver e-mail, Orkut, Facebook e tudo mais que temos de virtual neste mundo.

Acho que ele viu que eu estava no meu Facebook e aproveitou para me mandar  "o convite" para ser a sua namorada ... moderno! eu nem sabia que era possível pedir em namoro pelo tal Facebook.

Para mim, aceitar esse pedido implicava em muitas decisões. Decisões que ele já tinha me pedido para pensar sobre e que eu prometi responde-lo neste mesmo feriado.

Por este motivo, o Bacalhau, me pediu em namoro, e eu, aceitei.

Foi uma forma de selarmos a nossa decisão de ficarmos juntos e seguir para o mundo.

COPA DO MUNDO

Estava me lamentando por estar longe do Brasil agora na Copa do Mundo afinal eu adoro ir aos barzinhos, encontrar os amigos e família para torcer junto.

Ficava pensando no ter aquele clima que eu acreditava só nós mesmos brasileiros conseguimos. Cheio de música, bagunça, guloseimas e bebidas.

Mudei de idéia e estou adorando estar aqui na Noruega pois como ela não se classificou tenho toda a minha família e amigos noruegueses torcendo comigo pelo Brasil.

O primeiro jogo assistimos na casa dos sogrinhos e foi tudo de bom. Teve pipoca, salgadinhos, chocolates, balas, coca-cola, cervejinha e muita torcida!

No segundo jogo fomos encontrar os amigos noruegueses no PUB Inglês. Eu e o marido lindo, vestidos com camisetas do Brasil levamos sorte ao time brasileiro quem fez bonito contra a Costa do Marfim.

Teve também muita cerveja inglesa que eu AMO e o cardápio de sanduiches nomeados por países que fazem parte desta Copa. O melhor sanduiche não é o brasileiro mas no futebol ainda somos os melhores!
êêê...

Nossa mesa tinha norueguês, brasileiro, alemão .... foi uma festa só!

Hoje o plano era voltar ao PUB mas o fim de semana chegou com uma super mudança de tempo e chove-se muito desde a madrugada.

Ainda bem que não saiamos de casa, não pegamos ônibus e não perdemos o jantar italiano na casa dos sogrinhos, sim, porque toda sexta-feira, o jantar é italiano, regado a muito vinho e algum tipo de pasta italiana que meu sogro faz muito bem.

O Brasil não fez bonito mas eu acho que é só porque eles não precisavam por já estarem mais que dentro da próxima etapa!

Hoje o Brasil perdeu mas eu não! Comi muita pasta, tomei vinho e até café italiano.

"Flashs" da nossa torcida!



terça-feira, 22 de junho de 2010

E finalmente "O ENCONTRO"

Teve também o terceiro, o quarto, o quinto e muitos outros encontros. O Bacalhau virou nosso amigo, amigo meu, amigo dos meus amigos e nós sempre saíamos muito e decidimos que carregaríamos o Bacalhau por toda São Paulo até ele ir embora e continuar sua viagem de volta ao mundo.

Foi no dia 12, no mês da Primavera, que o Bacalhau enviou uma mensagem em meu celular que dizia que ele gostaria de reunir os amigos paulistanos para uma baladinha, curtir a night e se eu estava interessada.... interessada?! consultei as outras amigas, verificamos que éramos todas convidadas do Bacalhau mas apenas eu recebi a mensagem que começava com "hey baby!".

O lugar sugerido, Diquinta, uma bar baladinha, aonde se chegarmos cedo, podemos ter aulas de samba-rock antes da noite iniciar pra valer.

No plano original nos encontraríamos lá no bar baladinha mas a carona do Bacalhau falhou e ele me pediu se podia apanha-lo e eu, aceitei!

Quando do inicio das aulas de samba-rock nos demos aos mãos, ninguém pediu nada um ao outro, simplesmente demos aos mãos e não soltamos mais, de verdade.

Dançamos todas as aulas e também depois delas, foi uma noite muito feliz, me diverti, dancei muito e quer saber mais, o Bacalhau, dançou naquela noite e ainda dança melhor que muito brasileiro.

Olha só nós dois, suados, bêbados e felizes!



Segundo encontro, "SALMÃO COM BATATAS ASSADAS" ...

Domingo, mesmo morando sozinha, adoro fazer almoço e sempre convido alguém, família, amigos para degustarem o que temos para o dia.

Na noite anterior, lá no bar, Posto 6, lembro de ter comentado e convidado meu primo, nossa tia do Rio estaria em São Paulo e então faria um almoço para ela e aproveitaria para mostrar meu apartamento que ela ainda não conhecia.

Acordei cedo, fui ao mercado, comprei salmão, batatas, alecrim fresco, saladas. Minha tia adora salmão, foi dica da minha mamãe ;-)

Já perto do horário do almoço, todos convidados praticamente já estavam em casa, o telefone tocou, meu primo do outro lado da linha dizia: "oi, estou quase chegando mas esqueci de avisar que estou levando junto meu amigo noruêgues, tudo bem? você precisa que eu leve mais alguma coisa? depois vamos a escola de samba, vou tocar na bateria e mostrar pra ele o lugar, se quiser, pode vir conosco.

Eu ainda estava processando todas as informações: O Bacalhau aqui na minha casa para o almoço, preciso de alguma coisa? , aí ele é tão lindo!, será que ele gosta de salmão e batatas assadas? , nossa vou ter que falar inglês!?, eu ainda sei falar inglês?, escola de samba?, samba???? eu, ir?, respondo em fim: "não, está tudo sob controle, estamos esperando por vocês!".

Avisei aos convidados da visita inesperada, na verdade avisei as convidadas, sim , estavamos em 9, nove, nine, ni, mulheres, somos muitas as mulheres em nossa família.

Chegaram os homens, o primo e o Bacalhau. Almoçamos e conversamos muito, todos na grande mesa, os onze!



Ele não falou muito, também não era preciso, éramos nove mulheres, disse que a comida estava ótima e sim ele gosta de salmão e batatas, na Noruega, tem muito salmão e batata!

Depois do almoço, da sobremesa, do café e chá para que não bebe o café, fomos os três, eu, o primo e o Bacalhau para a escola de samba!

Semifinal de Samba Enredo para o CARNAVAL 2010!

domingo, 20 de junho de 2010

Primeiro encontro, "BRASIL X ARGENTINA" ...


Era Setembro, dia 05, do ano de 2009, estavamos em um bar na Vila Madalena, São Paulo, nos telões espalhados pelo bar, Argentina e Brasil, nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Em umas das diversas mesas na Aspicuelta 644, ele, com dois amigos, um deles, meu primo. Em uma outra não tão longe, eu e minhas inseparáveis amigas de tantas baladinhas e saídas.

Meu primo me avistou no meio de tantos, foi até nossa mesa, após as saudações disse então: "vá até a minha mesa logo mais conhecer meus amigos, um deles da Noruega".

Esperamos alguns minutos, talvez cinco ou dez, então fomos, ao banheiro, Bárbara e eu, verificar o tal Bacalhau!

Adoradoras de um chopp escuro, Brahma Black, o favorito, não sei quantos já tinhamos tomado mas lembro do comentário que fizemos dignos de garotas solteiras, em um bar, paquerando: "Que Bacalhau hein! Vamos até lá dizer "Hi" e temos o dito, qualquer uma das duas, se ganhar, está valendo, ele é lindo!"

O final? Depois de mais alguns chopps, apenas eu fui a mesa, disse um "hi" alcolizado a todos, ele sentado lá ficou, nem se quer trocamos olhares, me despedi do primo e voltei a minha mesa para ir embora com as amigas.

Brasil 3 , Argentina 1, Bacalhau e Caipirinha , ZERO!

África do Sul aí vamos nós! Brasil! Hexa!

sábado, 19 de junho de 2010

NORUEGUESES E A NATUREZA

Um dos lados positivos de se estar em casa, não saindo correndo de manhã estressada e as vezes até atrasada, correndo é de poder ver como a vida funciona por aqui simples como ela é.

Terça-feira, acordei e fui ver do terraço do apartamento como estava o dia. Avistei várias crianças ou "bacalhauzinhos" como gosto de chamar de mochilas nas costas e correndo pela grande área verde que temos aqui em frente.

Lógico que eu não entendi nada e tive que perguntar para o marido lindo que já foi logo dando risada da minha reação e explicou que desde o jardim de infância as crianças tem atividades como esta, de sair para o mato (risos) com suas "mini mochilas" pretendendo estar num acampamento, floresta.

Eu amei, quero que meus "bacalhauzinhos" tenham esta experiência, é emocionante. Fiquei um tempo assistindo eles e imaginando os meus pequeninos por ali.

Estamos o tempo todo falando em natureza, em preserva-la e então me encontro aqui, neste pequeno país porém grande em natureza.

Sinto-me privilegiada de ter vivido tantos anos em uma cidade grande como São Paulo e agora com a oportunidade de viver em um país que tem tanto a oferecer em natureza, qualidade de vida.

Estou feliz de estar aonde estou, é exatamente aqui que quero ficar!

Vejam que lindos os "bacalhauzinhos" correndo e aproveitando o dia de sol!


KINO ou em português, CINEMA


Desde Paris eu vi que o filme saiu em cartaz e fiquei igual criança pedindo ao marido lindo me levar ao cinema.

Eu sou super fã do "Sex and the City". Tenho a coletânea inteira do seriado, tenho o primeiro filme e assim que chegar em DVD o segundo com certeza vou ter também!

Lembro que quando comprei a primeira temporada eu assisti inteirinha em dois dias, parecia uma viciada, no bom sentido é claro.

Sempre que eu tinha um tempinho em casa, para relaxar, eu corria pegar um dos episódios e assistir.

Tem o lado bom de assistir mais que uma vez que é para praticar o inglês ;-) Tenho sempre uma desculpa para poder assistir!

Depois de quase duas semanas por aqui sem sairmos só nós dois para passearmos fomos ao cinema na última quarta-feira.

O cinema por aqui é igual a que temos em São Paulo, compramos os ingressos com lugares marcados pela internet e chegando lá era só retirar na bilheteria antes do filme começar.

O preço que é um pouco mais caro se compararmos ao Cinemark ou UCI que eu frequentava muito por sinal. Cada ingresso custa 95 coroas norueguesas que é mais ou menos R$ 26.

Foi a primeira vez também que saímos de Klaebu de ônibus até a cidade de Trondheim. Sim, não temos cinema em Klaebu só em Trondheim. A distância entre as duas cidades são 40 minutos, 20 quilometros.

Andar de ônibus por aqui é tranquilo, não é lotado, é limpo e super confortável até parece aqueles ônibus de viagens. Claro que não é barato, são 60 coroas norueguesas cada passagem, quase R$ 17.

Tivemos uma noite super gostosa, jantamos fora (experiementei o famoso hamburguer da Noruega, sim da Noruega, chama-se Sesam. Já ganhou prêmios, saiu em jornais e revistas. Tem meu voto, é gostoso sim), fomos assisitr um filme que eu escolhi e estava louca para ver e namoramos bastante.

Tudo muito bom, até o tempo ajudou, está chovendo e frio a mais de uma semana por aqui então nada melhor que ir ao cinema.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paperwork, papelada!




Ahhhhhh, eu odeio burocracia, eu odeio ter que explicar, provar, o que já está ali, na cara!

Desde que cheguei aqui na Noruega, eu acesso diversos sites, brasileiros, noruegueses, para me informar de tudo que preciso fazer para deixar de morar no Brasil e começar a viver aqui.

Toda vez que entro nesses sítios simplesmente fico de mal humor, choro, desespero... é que eu sou ariana então entendem a relação ;-)

Envio mensagem para governo brasileiro, norueguês, recolho os arquivos que preciso preencher, começo a preenche-los, fico contente quando já posso adiantar algo.

Posso dizer é que são muitas coisas para se fazer e isso me desanima um pouco e muito desse desanimo é porque a maioria das vezes o que eu leio não me explica realmente o que devo fazer, preciso e não posso.

Aqui algumas situações:

1) Por que não posso morar na Noruega se a própria me autorizou a casar com um norueguês quando "me candidatei"para tal? Vocês conhecem casamentos aonde a esposa mora em um país e o marido em outro? Não precisa responder!

2) Se eu quiser mudar meu nome para o de casada tenho que fazer aqui na Noruega primeiro antes de registrar o casamento no Brasil. Tenho que ir ao um departamento aqui na Noruega com um formulário o qual tem um campo que pede um número de registro de estrangeiro no país mas quando enviei o formulário para pedir este número eles negaram e disseram que primeiro eu tinha que ir no tal departamento de registro? Vocês entenderam?NEM EU!

3) A Receita brasileira diz que eu tenho a declaração de saída provisória do país e a definitiva, li umas 300 vezes, devo estar ficando burra, qual se aplica ao meu caso, eu não consegui descobrir.

4) Minha mudança! seria fácil se eu fosse uma pobre coitada sem nada porque aí não teria que me preocupar com isso. Até agora consegui descobrir como funciona se eu quiser voltar para o Brasil.

Tem muito, muito papel, muito burocracia mesmo, as vezes penso se conseguirei fazer tudo direito sem deixar passar nada que me prejudique lá na frente.

E claro sem esquecer, preciso mesmo é de muita PACIÊNCIA!

terça-feira, 15 de junho de 2010

TOUR DE COMPRAS

Como toda boa cidadã que acaba de chegar a um novo lugar e lá pretende viver fui às compras ou pelo menos pensei. Saí de casa com este pensamento.

Conversando com minha mãe pelo Messenger, ela me encheu de perguntas as quais se estivesse em um simulado minha nota seria ZERO.
Foi desde, tem arroz, feijão, farinha de trigo, café que você adora até as coisas mais fúteis como leite condensado. E eu, eu não sabia nada, praticamente 10 dias morando no país e eu não sei o que tem e o que não tem e quanto custa.

Motivada pela minha mãe e mais a idéia de que eu gostaria de fazer uma torta de palmito aproveitei que meu irmão norueguês iria a cidade fazer umas comprinhas e peguei uma carona.

A primeira parada foi em uma mega loja chamada IKEA para quem é de São Paulo, trata-se de nada mais nem menos do que uma TOK STOK ou ainda a ETNA ou quem sabe um mistura das duas.

Estava em São Paulo, passeando pelos ambientes decorados por profissionais da área, tudo com muito bom gosto.
Os preços por aqui?
Eu freqüentadora das duas lojas no Brasil posso dizer, igual e às vezes até mais barato, eu e o marido lindo até ficamos empolgados de ver algumas coisinhas para nossa casa que ainda nem temos.

Continuando meu "tour de compras" seguimos para o supermercado.
Confesso que adoro fazer compras e supermercado também está em um dos meus locais preferidos só não gosto mais do que meu marido lindo e minha querida vovó Bina.
Esses dois podem dar as mãos e irem e provavelmente não os veremos tão cedo novamente.

Comecei nas frutas, passei pelo arroz, feijão, farinha de trigo, palmito, leite condensado.
Não comprei NADA, desanimei. Por quê? Nas fotos vocês vão entender o motivo.

Apesar de termos ido a um supermercado mais caro que o "normal" achei os preços absurdos.
Meu marido lindo, sempre tem explicação para tudo e claro que aqui não seria diferente, me disse que os supermercados na Noruega preocupam em ter em suas prateleiras o que o povo norueguês consome, logo, estrangeiro, que quer continuar com hábitos de sua terra natal, pagará e caro por isso.

Hoje, a "allien" aqui foi pra casa sem arroz, feijão, palmito e leite condensado!

MARACUJÁ DO BRASIL POR R$ 30 /KG


ABACAXI (MINI) POR R$10 A UNIDADE


CARAMBOLA DA MALÁSIA POR R$ 30 /KG


MANGA DO BRASIL R$ 10 PACOTE COM 2 UNIDADES


BANANA R$5,30 /KG


LIMÃO DO BRASIL R$ 11,25/KG


ABACATE R$ 7,60 PACOTE COM 2 UNIDADES PEQUENAS


LARANJA R$ 7,00 /KG


UVAS VERDES OU ROSADA R$ 8,45 CAIXA COM 500 GRAMAS


FIGO DO BRASIL R$ 42/KG OU R$ 10,50 CAIXA COM 4 UNIDADES


PALMITO R$ 11,25 LATA DE 200 GRAMAS


ARROZ R$ 11,25 PACOTE COM 2 QUILOS


LEITE CONDENSADO OUTRA MARCA R$ 13
NESTLE POR R$ 16

Incentivo para praticarmos a Reciclagem

Se não todos a maioria pelo menos sabem que foram praticamente 10 anos trabalhando em uma empresa que produz e vende alumínio antes de embarcar para o mundo então toda vez que vejo uma latinha enlouqueço. Quero saber se é alumínio, quem produziu e assim por diante. O marido lindo até comenta: "lá vai ela fazer a vistoria na latinha!"

Aqui na casa do irmão norueguês, falo assim porque tenho irmãos brasileiros também, assim não confunde, ele tinha um arsenal de vamos chamar "coisas" para não falar bagunça que deveriam ser entregues nos lugares que fazem a coleta de lixo para a Reciclagem.

Como eu "adoro" uma bagunça fiquei paranóica até ver a última latinha, garrafa, papel, plástico, tudo fora do apartamento.

O que eu gostei nesta história toda foi o incentivo que os noruegueses tem para praticarem a coleta seletiva de lixo, entregarem todos os tipos nos devidos lugares.

No supermercado aqui do bairro aonde estamos morando, levamos as garrafas e latas e recebemos dinheiro em troca. Veja como funciona. Sem demora, repara no meu garoto propaganda!


Aqui nesta máquina, entra tudo quanto é tipo de lata e garrafa, pode ser alumínio, plástico ou vidro. Só não vale bebida alcoólica porque dái pode caracterizar incentivo ao consumo de álcool.

Se for pequena você recebe 1 coroa norueguesa e se maior 2,5 Coroas Norueguesas que respectivamente valem 30 0u 70 centavos de Reais.

E é tudo automático, moderno. As garrafas possuem códigos de barras que além da descrição da garrafa e produto já informa o valor que você receberá se retornar para a reciclagem.

No final, ganhamos duas vezes, a casa do irmão noruêgues está limpinha e sem lixos e temos alguns trocados extras para comprar guloseimas e assistir a estréia do Brasil na Copa do Mundo!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Nos Bastidores" minha Viagem de Volta ao Mundo

Minha viagem não tem 80 dias como fez “Phileas Fogg” no livro de Jules Verne.
A minha viagem de volta ao mundo nem terminou na verdade.

No dia 10 de agosto de 2010 eu chegarei no Brasil e então terão passados 282 dias longe de casa, da minha família, do meu país.

Eu vou contar um pouquinho e passar por alguns lugares com vocês. Hoje eu fiz um resumo, foi bom porque eu mesma não tinha a idéia de o quanto grande é dar a volta ao mundo.

Foram 10.562 fotos “clicks”.
São 3.388 fotos escolhidas e postadas no meu Orkut até Praga na Republica Checa excluindo a Noruega que afinal será a minha casa daqui pra frente e considerando que eu ainda não cheguei de volta ao Brasil.

Foram 22 países e 109 cidades, lugares visitados.

Tivemos 6 idiomas que realmente tivemos que aprender algo para falar, ler em fim se comunicar. São eles: Espanhol, Francês, Inglês, Chinês, Italiano e Árabe.


Nós voamos 33 vezes com diversas companhias aéreas. A sequência foi:
São Paulo /Santiago /Easter Island /Papeete / Moorea /Huahine /Papeete /Auckland /Christchurch /Fiji /Mana /Sidney /Singapore /Phuket /Singapore /Kuala Lumpur /Kutakinabalu /Sandakan /Kutakinabalu /Kuala Lumpur /Bankok /Ho Chi Minh / Danang /Chengdu /Beijing /Hong Kong /Dubai /Dubai /Amman /Paris /Rome /Prague /Trondheim.


Eu não tinha viajado de trem de longas distâncias antes. Nesta viagem tivemos três: No Vietnam, de Hué até Ha Noi. Na China de Guiling até Kunning e de Beijing até Shanghai.







Nem eu sabia que viajei tanto de barco assim. Foram 13 viagens.
Nas Ilhas Fiji tivemos: De Mana para Bounty; De Bounty para Oarsmans; De Oarsmans para Manta Ray; De Manta Ray para Octopus; De Octopus para Nadi; De Phuket para Phi Phi; De Phi Phi para Ao Nang; De Railai para Koh Samet; Koh Samet para Railai; De Halong Bay para Cat Bah; De Cat Bah para Halong Bay; De Hong Kong para Macau e de Macau para Hong Kong.

Tivemos duas viagens de balsa ou ferry-boat como eles chamam. Foi de Picton para Wellington na Nova Zelândia e de Penang para Langkawi na Malásia.

Tem também um dado super curioso que são lugares que dormimos que não são hotéis, pousadas.

Nós dormimos por 17 noites dentro de uma campervan, carro/casa na nossa viagem por toda Nova Zelândia.
Passamos 3 noites em trens de longa distâncias.

Fizemos “Couchsurfing” em Muscat, Oman por 4 noites, Em Jerusalém no Israel por 5 noites e em Cingapura por 4 noites.

Também dormimos em barcos na Nova Zelândia por 1 noite e no Vietnam na ilha de Cat Bah.
Tivemos uma noite mágica em um acampamento no deserto de Oman com direito a ouvir histórias de um beduíno enquanto bebíamos café árabe (café preto com pó de cardamona) muito bom por sinal!

Claro que tivemos noites em bangalôs já que visitamos alguns paraísos. Foram 4 noites em Manta Ray e 1 noite na ilha Bounty, tudo na ilhas Fiji.

Também tivemos nossos dias de inquilinos, quando alugamos apartamentos em Tel Aviv no Israel e em Roma na Itália.


Nossa viagem também teve muito esporte. Esportes alguns que eu nunca tinha praticado antes. Olha a lista dos momentos de atleta: snorkeling, caiaking, Canoa, trekking, andar de bicicleta, montar em elefante, ping pong, nadar, dirigir um jipe 4X4 na Ilha de Páscoa e a “campervan” na Nova Zelândia.



Aqui um momento de desabafo. Dar a volta ao mundo é abdicar dos mimos e momentos de beleza em salões e clínicas.
Tive “oportunidade” (essa é ótima) de cortar meus cabelos uma única vez, ir a manicure por três vezes e pedicure por duas vezes. Também achei um lugarzinho para fazer a sobrancelha uma única vez. Depilação? Essa foi meia vez porque a “depiladora” queimou meu joelho, logo, saí correndo.
Mas eu me “viro” bem. Já sei cortar minhas próprias unhas, dar um jeito na sobrancelha e fazer a minha própria depilação!



Falando em desabafo eu também tive o meu momento de maior medo durante a viagem.
Na Nova Zelândia fizemos uma trilha até uma praia que está listada como uma das mais belas do mundo chamada “New Chums beach”. Por acaso foi aqui também que o Magnus me propôs em casamento. Me pediu oficialmente para casar com ele no dia 04 de fevereiro de 2010 na embaixada da Noruega em Kuala Lumpur, Malásia.

No inicio da trilha atravessamos um riacho que encontrava com o mar. Na ida tudo tranqüilo, mal molhei a canela, já na volta, maré alta, o riacho transformou-se em um rio com correnteza e profundidade.
Eu chorei muito e fiquei nervosa e o Magnus, marido lindo, teve mesmo é que me carregar nas costas nesta travessia.

Agora dá uma olhada na praia, vale a pena né!



Mas nem tudo é drama e tivemos alguns momentos muito engraçados, como na Nova Zelândia, que por vezes chegávamos nos acampamentos aonde deveria ser sempre possível carregar bateria do carro e dos equipamentos que tínhamos , tomar banho, cozinhar em um lugar maior do que no nosso mini-fogão dentro da campervan porém nem sempre acontecia e mais de uma vez tomei banho de lenços umedecidos, com garrafas de água que tínhamos enchido para lavarmos frutas, as mãos, pés e não para tomar banho, fui ao banheiro no mato, em banheiro que era apenas um buraco no chão e por aí vai.

Também tivemos alguns banhos pré-pagos, isso mesmo, você coloca uma moeda e tem direito a 3 minutos de banho, sim, 3 minutos e se precisar mais? Coloque mais moedinhas e tudo certo!

No quesito, Culinária eu amo experimentar coisas diferentes e claro que dando a volta ao mundo não ia faltar oportunidades. De exemplo, fiz uma lista de tipos de carnes que experimentei nesta viagem.

Comi carne de vaca, de porco, de frango, de galinha, de peru, de carneiro, de canguru, de avestruz, de cobra, de crocodilo, de veado, de rena, de cabra, lagosta, camarão, caranguejo, salmão, atum, dourado, bacalhau, truta, peixe espada, frutos do mar em geral como mariscos, ostras, polvo, lula e outros que nem sei o nome.

Eu só não comi carne de cachorro no Vietnam e China! Isto para mim já demais!
Mas um segredo, pra vocês, eu amo mesmo é a comidinha que meu marido lindo faz pra mim!























Também tivemos a oportunidade de ir a alguns eventos e espetáculos que eu nunca pensei poder ir algum dia.
Fomos a F1 em Shanghai torcer pelo Felipe Massa.
Tivemos um espetáculo de luzes em Yangshou na China muito famoso. O diretor é o mesmo que fez a abertura dos jogos olímpicos em Beijing.
Fomos a um show de acrobacias em Beijing que posso dizer que os acrobatas não ficam nem um pouco atrás do pessoal do “Cirque Du Soleil” que tive oportunidade de assistir em São Paulo.
Presenciamos alguns espetáculos tradicionais e típicos para conhecermos um pouco mais sobre a cultura do país. Foram na Malásia, Ilhas Fiji e Vietnam.
Assistimos um concerto no “Summer Palace” em Beijing.
Por último um passeio que se chama “Pietra by Night” na Jordânia aonde tivemos uma cerimônia que serviam chá de erva-cidreira enquanto assistíamos alguns músicos tocarem instrumentos locais e escutávamos um contador de história narrar um pouco sobre a cidade.





Durante a viagem também tivemos o momento “aprender ou descobrir” como se faz algumas coisas.
Incenso e chapéu de palha de arroz no Vietnam.
Mosaicos, tapetes e lã na Jordânia.
Vinho no Chile
Lã na Nova Zelândia
Chá na Malásia
Seda no Cambodia
Diamantes em Israel
Pérolas na Polinésia Francesa




Tive muitos momentos emocionantes nesta viagem, momentos de chegar a lugares tão lindos, presenciar coisas tão magníficas ou ainda tristes que me fizeram chorar de emoção por diversas vezes. Não sei ao certo quantas vezes foram e talvez listar estes momentos seja injusto se eu esquecer algum. Posso no entanto citar alguns que vieram em meus pensamentos enquanto escrevia este post pra vocês. ^

1) O azul do mar na ilha de Moorea, Polinésia Francesa, Novembro/2009.
2) Oarsmans Bay, Ilhas Fiji, Dezembro/2009.
3) Tekapo, um lago na Nova Zelândia, Dezembro/2009.
4) Nosso casamento na embaixada da Noruega em Kuala Lumpur, Malásia, Fevereiro/ 2010.

5) A grandeza dos templos e a pobreza do povo no Cambodia, Fevereiro/2010.
6) A Muralha da China, Abril/2010.
7) As cidades de Jerash e Pietra na Jordânia, Maio/2010

8) Torre Eifel em Paris, França, Maio/2010.


Conhecer o mundo desta forma é a oportunidade mais maravilhosa que Deus me deu. Sou ainda mais feliz por poder compartilhar com vocês.