A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

sábado, 31 de julho de 2010

Semana Supresa, semana Feliz, meu marido, minha família, meus amigos

Na segunda-feira desta semana recebi um presente pois uma grande amiga de São Paulo chegou aqui na Noruega para nos reencontramos depois de quase 9 meses.

Silvia é uma amiga muito especial. Sempre brinco que ela é minha amiga preferida japonesa (ela é a única).
Veio de férias, ficando conosco por duas semanas aqui na Noruega e depois nós duas voltamos juntas ao Brasil após uma semana também em Londres.

Aproveitei essa semana para leva-la para conhecer além da cidade aonde estou morando e moram meus pais e irmão norueguês, Klaebu e também Trondheim que é a cidade aonde deverei morar assim que voltar do Brasil.

Já por dentro dos pontos turisticos de Trondheim, levei-a para visitar a Catedral Nidaros que é linda.
A Catedral de Nidaros (Nidarosdomen, em norueguês) é considerada a igreja mais significante da Noruega. Originalmente, era uma catedral da diocese norueguesa, estabelecida em 1152. Desde a Reforma Protestante, tem sido a catedral dos bispos luteranos de Trondheim ou de Nidaros. O estilo arquitetônico da catedral é românico e gótico. Além disso, foi uma importante destinação para pregrinos vindos da Europa Setentrional.

Levei-a para andar pelo centro antigo. Trondheim é uma cidade e uma municipalidade no condado de Sør-Trøndelag.
A cidade de Trondheim foi estabelecida como uma municipalidade em 01 de Janeiro de 1838.
Ainda que a região foi habitada durante milhares de anos, a cidade de Trondheim foi fundada em 997. Utilizava-se com frequência como a residência do rei e foi capital da Noruega até 1217. Na Idade Média, Trondheim foi palco de várias batalhas, entre elas a batalha entre o Rei Sverre e Erling Skakke, em 1179. A cidade sofreu vários incêndios importantes, os mais devastadores em 1651 e 1681. O incêndio de 1651 destruiu 90% dos edifícios de Trondheim, e o de 1681 conduziu a uma reconstrução total da cidade.

Aproveitamos a quarta-feira de sol, subimos a bordo de um barco no "Pirbadet" e visitamos a fascinante "Munkholmen"- ilha-prisão, forte e antigo mosteiro a Ilha Monks "não é para ser desperdiçada". Esta pequena ilha, com um forte está situado no porto de Trondheim e serviu como base de Trondheim execução e prisão especial, nos tempos antigos.
Hoje a ilha é uma popular área de lazer, com bom banho e um restaurante popular.
Aqui os noruegueses curtem os dias ensolarados aproveitando a "praia".

Visitamos a universidade da cidade, NTNU (Norwegian University of Science and Technology) na qual se graduam 80% dos engenheiros da Noruega. A universidade, a segunda do país depois da de Oslo, desempenha um papel crave na vida quotidiana dos habitantes. A NTNU dedica-se principalmente à engenharia, mas também podem-se cursar nela estudos de psicologia, antropologia e medicina.

Almoçamos/jantamos no restaurante Egon que está localizado na torre "Tyholt" que é também um ponto turístico e tem uma esplêndida vista da cidade. O chão completa o movimento de 360 graus em uma hora é possível ter a visão completa da cidade de Trondheim em todos seus ângulos.

Passamos pelo estádio de futebol LERKENDAL afinal a Silvia adora futebol e estádio.

Tomamos sorvete italiano em dos shopping centers da cidade, visitamos um supermercado local para que Silvia pudesse conhecer um pouco sobre tipo de comida que podemos encontrar e a que preços.

Levei-a para a loja responsável por vender bebidas alcóolicas por toda a Noruega.
"Vinmonopolet" teve um emocionante e envolvente história. Sua criação, por exemplo, foi praticamente imposta ao governo da Noruega, pela França, a fim de assegurar uma distribuição estável de vinho para todas as partes do país.

Noruega enfrentou grandes problemas com o álcool, no século 19. A legislação foi liberal, e os avanços nas técnicas de produção ajudou a incentivar o uso crescente dos espíritos. Este pico em torno de 1830-1840, quando os espíritos responsáveis por 80-90 por cento do consumo de álcool norueguês. O consumo de álcool Noruega nunca foi maior, antes ou depois.

Um referendo nacional sobre a proibição de vendas de bebidas espirituosas e vinhos fortificados foi realizado na Noruega, em 1919.

Claro que também fizemos um programa tipicamente norueguês que foi sentarmos em uma das diversas áreas verdes da cidade, estendermos a nossa "canga de praia" no gramado verdinho e aproveitarmos a temperatura tão agradável.
Compramos suco de frutas e ficamos colocando o papo em dia e no meio de tudo isso tiramos muitas fotos.

Na quinta-feira foi a vez de outra super amiga, Bárbara aparecer por aqui. Fizemos também um passeio pela cidade de Trondheim e meus pais noruegueses preparam um jantar de boas-vindas para minhas amigas brasileiras aqui em Klaebu na residência deles.

Hoje nós todos temos uma COCKTAIL PARTY e amanhã iniciamos uma viagem de uma semana pela Noruega e próximo domingo, Silvia e eu, voaremos para Londres e no final da semana seguimos com destino final, São Paulo.

Ficarei fora nos próximos 15 dias mas prometo contar tudo chegando no Brasil.


sábado, 24 de julho de 2010

Estádio de Futebol

Gente, é inacreditável, estava aqui pensando que vim do Brasil, país do futebol, sou de São Paulo, cidade que temos times como Palmeiras, São Paulo e Corinthians, que morava praticamente na mesa rua do estádio do Morumbi e que nunca, nunquinha mesmo, fui ao estádio de futebol para assistir a uma partida.

Lógico que já estive em estádios. Lembro que pequena, meu avô que pertencia a Assembléia de Deus (Testemunhas de Jeová), sempre levava eu e minhas irmãs para assisitir as congregações que aconteciam as vezes em estádios.

Tenho uma amiga que é super fã de futebol, torcedora do São Paulo. Fizemos uma viagem para Argentina, Uruguay e Chile e lógico que visitamos os principais estádios dos três países.

O estádio Boca Juniors em Buenos Aires,Argentina.













Depois fomos conferir o estádio Sausalito em Vinã del Mar, Chile.












E por fim o estádio Centenário em Montevideo, Uruguay.














Mas eu gosto de estádio sim! principalmente para ir em shows de bandas que sou super fã.

Já assisti a shows como do John Bon Jovi e Pearl Jam no Pacaembú.

BON JOVI, 15 de novembro de 1993
PEARL JAM, 02 de dezembro de 2005

Faz um tempo né? principalmente do Bon Jovi (risos). Quero ir esse ano de novo, desta vez, no estádio do Morumbi.

Infelizmente eu não tenho nenhuma foto desses shows. O primeiro deve ser porque nem tinha camera digital (no túnel do tempo) e em 2005 não me lembro porque não tenho fotos :-(

Tentei ir no da Madonna o ano passado, cheguei até ir na porta do estádio do Morumbi mas estava impossível de conseguir os ingressos, desisti afinal não só a super fã da Madonna. Foi mais, para quem se lembra, tinha sobra de ingressos no dia do show, fui tentar a sorte! (risos)

Agora aqui na Noruega, menos de dois meses e já fui assistir um jogo do time favorito do país, Rosenborg, Copa Nacional 2010. Levamos sorte ao time que ganhou de 3 a 1.

Meu irmão norueguês trabalha em um banco e sempre tem convites VIP para dar as clientes e como somos clientes do banco, fomos.

Que chique né! VIP. Ficamos na arquibancada coberta. Teve cachorro quente, refrigerante, cerveja sem álcool e água. Tivemos sorvete e bombom de sobremesa também.

O estádio chama-se Lerkendal e fica na cidade de Trondheim apenas 20km da cidade que estamos morando. É sede do Rosenborg Ballklub e foi fundado em 1947. Tem capacidade de 21.166 espectadores, é o segundo maior estádio de futebol do país.

No dia que fomos anunciaram que éramos 3.001 torcedores. Elogiaram e agradeceram pela presença.
Nossa torcida tinha dois noruegueses, um alemão e uma brasileira ;-)