A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

As quatro estações

Cheguei por aqui no dia 05 junho, meu marido, fez questão de chegarmos no verão que é junho, julho e agosto, assim eu ficaria mais animada de vir morar aqui na terra dos vikings! Esqueceria que toda vez que ele fala pra álguem que veio da Noruega o único comentário que recebemos é "very cold, very expensive" ou "muito frio, muito cara".

Ontem eu estava pensando que o verão não tinha chegado, acho que porque não saio de casa desde sábado. Os dias andam chuvosos e frios!

Resolvi então perguntar aonde está o verão? Aí rapidamente os dois, meu marido e cunhado, respoderam, acabou, já foi, agora estamos no outono...opa! como assim ! eu disse! até onde eu me lembre eu cheguei aqui para o Verão e até agora ele não apareceu e olha que são quase dois meses de Noruega.
E os dois, sorriam e diziam, aqui é assim, temos as quatro estações no mesmo dia ou em uma única estação! Opa de novo! não entendi! não é lá no meu país que não temos as estações definidas, que não se é possível notar as transições e as belezas que elas deveriam proporcionar? Que Europa é diferente porque podemos apreciar as estações tão bem definidas.

O bem da verdade é que não teve verão mesmo por aqui. Não sei se melhora até o fim da estação mas se norueguês que é norueguês não tem mais esperança que vai dizer eu, uma brasileira metida a norueguesa à apenas dois meses!

Desde minha chegada tivemos , acredito que, quatro ou cinco dias de sol, dignos de se dizer, "nossa está sol e o ar tão quente"...é talvez três dias!

O dia mais quente da estação foi sexta-feira passada. Fomos inclusive até a cidade. Ela estava lotada, vários noruegueses, felizes, tomando sol as margens do rio que passa em frente a Catedral Nidaros.
Garotas com biquinis, protetor solar, estiradas ao sol, pretendo se bronzearem.

A  marina , lotada de gente, todos prontos a embarcar no pequeno barco que faz a travessia até a ilha do Monastério.
Dizem que lá tem uma "prainha" que é ótima quando pensamos no tipo de praia que a escadinávia tem para oferecer. Eu não fui mas prometo postar assim que conferir.

Os bares e restaurantes, sem igual, e norueguês não gosta de comer fora, abriram exceção, não pela comida, pelo tempo, todos, lotados.

Esse dia tivemos 28 graus! Coloquei minha bermuda, camiseta e "rasteirinha", passei o protetor solar, óculos de sol e fui, no melhor estilo norueguesa, curtir a cidade, comer fora, beber uma cervejinha, tirar fotos.

Bom que aproveitei porque agora é só nuvens! muitas nuvens...nublado, chuvoso.

Fiz uma comparação entre as estações no Brasil e Noruega.
A diferença que o predominante aqui é frio enquanto que no Brasil é o calor.

Se eu gostasse só do FRIO deveria viver na Noruega somente nos meses de setembro a fevereiro e me mudar para o Brasil de março a agosto ou só gostar do CALOR fazer exatamente o contrário.

NORGE
Março, Abril e Maio = PRIMAVERA
Junho, Julho e Agosto = VERÃO
Setembro, Outubro e Novembro = OUTONO
Dezembro, Janeiro e Fevereiro = INVERNO

BRAZIL
Setembro, Outubro e Novembro = PRIMAVERA
Dezembro, Janeiro e Fevereiro = VERÃO
Março, Abril e Maio = OUTONO
Junho, Julho e Agosto = INVERNO

O fato é que estou é aqui na Noruega e está frio! ainda bem que registrei o dia mais quente do verão norueguês....e pra quem diz que uma lembrança não é capaz de aquecer o coração, olha eu aqui de bermuda e óculos de sol.
 
 



Um comentário:

  1. Encarar o inverno aí não deve ser nada fácil! Aqui no Brasil eu já reclamo do frio! se caio num lugar desses acabo dentro de casa até chegar o verão.

    Inté mais Déia

    Beijão

    Vera Lúcia

    ResponderExcluir