A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Despedida de solteira, de solteiro...é tradição !?!

Num dia qualquer da semana. meu marido lindo me pergunta como não quer nada o que eu acharia caso o melhor amigo e também padrinho de casamento organizasse uma festa de despedida de solteiro para ele.

Lógico que no mesmo instante respondi que infelizmente ele não tinha mais este direito já que havíamos casado no último Fevereiro e o então "best man" perdeu a oportunidade de realizar o evento.

Não perdi a chance de lembra-lo que eu também não tive despedida de solteira, chá de cozinha, lingerie ou qualquer outro tipo de comemoração que se tem em virtude de estar se casando.

Então no domingo da mesma qualquer semana, fui caminhar com meu irmão e este também veio com a mesma pergunta só que muito mais direto, disse, o tal "best man" ou padrinho em português está  planejando uma despedida de solteiro para Magnus mas ele quer saber se você concorda, sim, porque não queremos organizar nada se você não estiver de acordo.

Preste atenção no pedido! como é que eu, recém chegada aqui no país, querendo muito fazer parte da comunidade, amigos e família do meu marido poderia responder qualquer coisa se não um simples, tudo bem com o meu melhor sorriso AMARELO.

Eu sempre costumo dizer que existem perguntas que não devem ser feitas e sim cabe ao ser humano que teve a infeliz idéia de dize-la em voz alta simplesmente não faze-la.

A minha resposta foi que pelo que eu então sabia, Magnus, meu MARIDO, já estava casado desde o inicio do ano e que ele tinha perdido o direito a festa de despedida de solteiro mas que não seria eu que diria para dez amigos e mais meu irmão que eles não poderiam fazer a tal festa.

Lógico que meu irmão argumentou (desnecessariamente) que meu marido não tinha tido a tal festa de despedida, que era tradição, que todos que se casavam ganhavam a tal festa do "best man" blábláblá...

Passou-se a semana inteira sem que eu escutasse mais sobre o assunto mas então na sexta-feira, no tradicional jantar italiano na casa dos sogros, enquanto meu marido se retirou por alguns minutos da sala de TV, ouvi em palavras tão rápidas algo que dizia que amanhã , sábado, os amigos e irmão buscariam meu marido logo cedo para a despedida de solteiro e que eu não precisa me preocupar não pois meus queridos pais noruegueses também me levariam para passear... acho que era a minha despedida de solteira!!!! junto com meus pais noruegueses.

Dez da manhã, ouço baterem na porta de entrada, com muito barulho e vozes, eram os rapazes, os amigos "sequestradores de meu marido" e assim ele foi para sua despedida de solteiro.

Apenas me acordou com um beijo de despedida dizendo que todos amigos estavam na porta e levariam-o para a despedida de solteiro e que nada ele poderia fazer.

Chorei, chorei porque sou ciumenta, chorei porque sou dramática, chorei porque me senti injustiçada, chorei e chorei.

Ouvi a porta se abrindo novamente, era meu irmão norueguês, esqueceu de me avisar que meus pais noruegueses passariam as onze horas para me levarem ao passeio preparado para mim.

Tomei um banho e me arrumei. O dia estava lindo, ensolarado mas eu de mal humor, me vesti com um jeans e camiseta como se estivesse um tempo friozinho.

Tomei meu café ainda meio chorando, resmungando e planejando talvez dizer aos meus pais que não queria ir a lugar algum, que não precisavam se preocuparem em me levar a algum lugar porque meu marido tinha sido levado pelos amigos.

Os pais chegaram, super animados e felizes, iríamos passar o fim de semana juntos...O FIM DE SEMANA!!!! como assim, não fui informada.

Meu pai  norueguês disse então, não tem problema, esperamos, volte e apanhe sua escova de dente (ele é dentista então escova de dente já é o necessário e suficiente ....risos) .

Voltei, arrumei uma mochila com uma troca de roupa e fui. Não consegui permanecer de mal humor por muito tempo afinal tinha muito mais motivos de ficar feliz do que embirrada.

O dia estava lindo, tínhamos sol, meus pais noruegueses haviam planejado um fim de semana super agradável em uma cidade turística chamada Røros.



O roteiro incluía almoço em um casal de amigos do meu pai, também dentistas, fazer algumas comprinhas (esta cidade é famosa por ter a melhor carne e produtos derivados de rena, sim, rena, daquelas do papai Noel), um mini-tour por toda a cidade e jantar em um restaurante que é muito recomendado e favorito da maioria dos turistas devido ao cardápio com especialidades norueguesas.

No domingo, após tomarmos o delicioso café da manhã no hotel que ficamos hospedados, fizemos o check-out, visitamos um dos museus da cidade, que conta a história da cidade que estabeleceu-se na região aonde encontrava-se uma mina de cobre, principal atividade da cidade e dos habitantes desta e região.

Seguimos caminho de volta pra casa, fizemos uma curta parada na cidade de Tydal, para visitarmos o irmão do meu pai norueguês que ali mora com sua família.

Lógico que tivemos direito ao um lanchinho com tradicionais pratos noruegueses. Bolo de coco queimado (parece nossa queixadinha), um tipo de panqueca bem fininha recheada com manteiga (minha favorita) e pãozinhos com frios feito de carne de rena e porco (eles produzem por aqui esta iguaria ), chá,café e cidra.






Não sei se já comentei mas bebe-se muita cidra por aqui. Bebida a base de maçãs, pode ser sem álcool ou com álcool, prefiro a segunda. O gosto é exactamente igual daquela champagne baratinha que temos no Brasil, com uma maçãzinha no rótulo, chamada Cidra.

Fizemos uma breve parada no ponto mais alto da viagem, acho que 900 metros acima do nível do mar. Ficou frio! As montanhas em volta cheias neve. De um lado a Noruega e do outro, a Suécia.



Este fim de semana foi muito feliz, conversamos muito, meus pais noruegueses me contaram várias histórias e me ensinaram muitas coisas sobre a Noruega e os noruegueses, "causos" de família.
Nos divertimos, passeamos e  foi tudo de bom.

Essa versão de despedida de solteira com os sogros não é tão conhecida mas eu recomendo.

E como eu costumo dizer, enquanto isso na "sala de justiça",  meu marido lindo e meu cunhado, desmaiados no sofá após 24 horas sem dormir.

A festa deles como foi? Não faço a menor idéia e nem quero saber. Ele até me contou algumas coisas mas ABAFA O CASO!

Um comentário:

  1. Ciúme não serve pra nada a não ser pra nos deixar irados! É uma bobagem Andréia. Mas o passeio foi lindo mesmo. Quanta coisa boa de se ver por esse mundo afora. Andréia, cada vez que venho no seu blog engordo uns quilinhos... eta povo que come! Mas tá valendo... até agora não enfiei a mão no bolso. É a graça em viajar de graça! Beijão

    ResponderExcluir