A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

domingo, 18 de julho de 2010

O dia que antecede ao Grande Dia

Nosso voo chegou por volta do meio dia. Eu estava tão feliz, eufórica, nervosa. Tinha pensamentos que iam de imensa felicidade a extremo terror. Só fiquei mais tranquila quando as rodinhas do avião tocaram a pista, chegamos em Kuala Lumpur, iriamos nos casar.

Seguimos para o hotel que nossos pais tinham reservado, a primeira surpresa, demos de cara com eles na recepção e eu que tinha ensaiado um grande primeiro encontro, como estaria vestida, o que falaria, lógico que ia ser assim, de surpresa, sem planejamento, de repente.

Fim das apresentações, algumas brincadeiras, esclarecemos que tínhamos algumas pendencias para finalizar para o grande dia na manhã seguinte.

Fizemos o check-in, de presente, nossos pais, reservaram uma suíte super luxo para nós no hotel. Parecia mais um apartamento, com todos os comodos e facilidades, perfeito.

De volta a recepção, pedimos auxílio ao 'concierge".

Para quem não sabe, o "concierge" é um funcionário apto a providenciar qualquer coisa que os hóspedes desejarem, contanto que seja "legal e ético". A essência do trabalho do concierge é prestar serviços. Um concierge de hotel existe para garantir que os hóspedes tenham tudo o que necessitam durante sua estada. Tipicamente, o concierge fica atrás do balcão na recepção e os hóspedes podem comparecer pessoalmente ou chamar para fazer suas solicitações. Essas solicitações podem incluir: obter reservas no restaurante, comprar ingressos para teatros ou concertos, agendar excursões a pontos turísticos ou para fazer compras, indicar atrações locais, contratar um carro para visitar pontos turísticos ou para ir ao aeroporto, tomar todas as providências de viagem, desde a confirmação de vôos e escolha de assentos até a obtenção de vistos, substituir uma escova de dentes, pasta de dentes ou outros itens pessoais que um viajante deixou em casa, guardar a bagagem até que um hóspede faça o "check-in" ou "check-out", ajudar a planejar uma reunião corporativa, festa ou casamento no hotel.
 
Para nós, o concierge, tinha a seguinte missão que se realizada seria declarado nosso salvador, nosso Sansão, super herói.
Eram elas, devolver nossas roupas e acessórios que havíamos deixados a 15 dias atrás em estado apropriado, devidamente passadas para apresentarmos na embaixada para o casamento no dia seguinte às 11 da manhã.
Providenciar um florista que pudesse atender meu pedido de fazer um ramalhete de tulipas vermelhas que me acompanharia em todo o evento.
Um carro com motorista que comportasse a noiva, noivo, irmão e pais e que soubesse chegar na embaixada da Noruega, nos aguardasse até o fim do casamento, fizesse nosso transporte até hotel Shangri-La para nosso almoço de comemoração e no final, de volta ao hotel para a nossa noite de núpcias e descanso dos demais.
E o grande desafio, uma salão aonde as pessoas falassem inglês ou pelo menos entendessem o idioma, para que eu pudesse ser preparada para o meu grande dia.
 
Foram exatamente, 10 minutos. Ele pegou o telefone, reservou o carro e motorista. Discou para um ramal, em instantes o florista do hotel na minha frente, conduziu a pequena floricultura também dentro do hotel, me mostrou algumas opções, escreveu o que eu tinha em mente, perguntou a que horas deveria entregar o ramalhete em meu quarto, voltei a recepção, o concierge com um pequeno papel em mãos, neste o endereço e telefone do salão que era possível me comunicar em inglês e me preparar para o casamento e por disse, suas roupas serão entregues amanhã na primeira hora junto com seu café da manhã.
Foi isso, em 10 minutos, nada mais, tudo certo e resolvido.
Adorei, me declarei fã, seguidora desses profissionais eficientes, meu "fada-madrinha", exatamente como que em passes de mágica, organizou tudo, resolveu as pendências para que eu ficasse tranquila e fosse feliz,
cuidar de mim, ser a noiva mais linda.
 
Deixamos o hotel e seguimos para a loja que deveria ter nossas alianças prontas e estavam. Pedimos que gravassem nossos nomes e a data do casamento.

Seguimos para o salão, acho que uns 300 metros do outro lado da mesma rua do hotel que estávamos hospedados.
Conversei com a proprietária, rapidamente expliquei que me casaria no dia seguinte (devia estar com a cara de a noiva mais desesperada do mundo)  e estava mesmo, afinal, eu queria estar linda, ter o que eu sempre sonhei ou pelo menos parte.

Profissional, pediu que eu sentasse, que estava tudo sob controle.
Enquanto escovava meus cabelos, pediu que uma manicure e pedicure iniciassem os serviços.
Claro que ela comentou das "luzes" e o estado dos meus cabelos mas adiantou em dizer que ficaria tudo bem ou seria  bonito.
Perguntou se eu precisava fazer depilação, sobrancelha, eu, simplesmente, acenei movimentando a cabeça para cima e para baixo, eu estava cansada, era aquilo que eu queria, relaxar e ter as pessoas fazendo exatamente o que eu precisava, afinal, não se casa todos os dias.

Meu marido lindo apenas perguntou se eu saberia voltar para o hotel sozinha e que se sim ele então aproveitaria para relaxar, talvez ir a piscina no hotel, descansar.

Ele seguiu para o hotel e eu, para lavar os cabelos. A proprietária disse "seus cabelos precisam de um tratamento, está muito ressecado, a cor desbotada" e mais alguns comentários que sinceramente eu não queria saber as vésperas do meu casamento, então, apenas disse, faça o que tiver de ser feito, conserte.

Informou que faria um tratamento, colocaria os produtos em meus cabelos enquanto manicure e pedicure fizessem a parte que lhes cabia.

Saí do "transe" que havia tomado conta de mim, olhei para meus cabelos, estavam envolto por um creme e com uma toca térmica, não sou muito de frequentar salão mas acho que deve ser assim.
Verifiquei a manicure e pedicure, chamei a proprietária, comecei meu discurso, vim do Brasil, sou brasileira, você sabe que o Brasil é famoso por tratamentos de belezas que as brasileiras fazem e se sujeitam, então, avise as suas funcionárias, não pagarei se não estiver de acordo e mais quero unhas "francesinhas" nas mãos e nos pés.
Ela apenas afagou meus cabelos como que tentando me acalmar, espalhando mais o creme em meus cabelos e por fim disse, não se preocupe.
Comunicou-se com as funcionárias em "Bahasa Malasiano", que instantaneamente, recomeçaram, todo o trabalho.
Eu, apenas, sorri, satisfeita.

Segui para a sala de depilação após o serviço de manicure e pedicure, não fiz ou melhor até tentei, foi aqui, a primeira vez que fiz ou melhor pensei que faria, fora do Brasil, a minha primeira depilação no exterior, para meu casamento, noite de núpcias.

A depiladora era a manicure, ela veio com o instrumento, parecido com uma colher ou pá de madeira, cheia de cera quente, foi direto ao meu joelho esquerdo, gritei, "está quente", ela puxou a cera que havia colocado em um único movimento, a cera veio e junto a pele do meu joelho.
Saí da maca ao  mesmo tempo que sinalizava "não, não", e tentava me comunicar com a miserável, inutilmente, a proprietária ouviu e foi verificar o que estava acontecendo.
Voltei para a sala aonde terminaria o cabelo, não vou fazer mais depilação aqui e a proprietária sorrindo apenas me disse, tudo bem , então não vou te cobrar pelo serviço, não, eu não respondi o que gostaria, eu  precisava dela até o dia seguinte pela manhã, então apenas sorri de volta e agradeci.

Lavou novamente os cabelos, fez uma bela escova. Meus cabelos são lisos, nunca faço escova pois não vejo diferença nenhuma mas esta fazia parte do tratamento.

Finalizados os serviços de manicure, pedicure, sobrancelha, cabelos e a tentativa de depilação segui para o caixa para acertar as contas. Aqui um parênteses, a Malásia, assim como praticamente todos os outros países da Ásia é muito barato para os turistas, mesmo para nós brasileiros. Tudo é muito barato. Se você não se controlar pode comprar demais e não ter como levar para casa.

Contudo, o "MILLENNIUM HAIR SALON KUALA LUMPUR", ou melhor a proprietária, deve ter pensando no final ela me pagará quando reagi dizendo que era do Brasil e  que deviam fazer as unhas muito bem e blábá.... acho que foi vingança então a minha conta ficou em  MY 790 (setecentos e noventa ringgit da Malásia ) ou R$ 436,63 (quatrocentos e trinta e seis Reais e sessenta e três centavos de real).

Foi este o preço de manicure + pedicure + sombrancelha + tratamento e escova nos cabelos + penteado e maquiagem na manhã seguinte lá no hotel.

Não é caro, eu sei que se estivesse no Brasil pagaria provavelmente duas ou até três vezes mais, na verdade não tenho nem idéia porém para vocês terem certeza que eu paguei MUITO CARO na Malásia por esses serviços dá uma olhada no que aconteceu na hora que paguei:

1) todos os funcionários do salão, todos mesmo, sem exceção, foram até a recepção junto a proprietária. A manicure e depiladora, a pedicure, dois cabeleireiros, duas ajudantes e mais a proprietária, todos lá, esperando ver a minha reação. Parecia como terem ganhado na loteria, esperando se o prêmio seria realmente pago, talvez era o faturamento de um mês inteiro do estabelecimento.

2) Quando a proprietária viu que não disse nada (eu não disse não porque não queria só pensei que precisava daquela pessoa na manhã seguinte no hotel que eu estava hospedada, no horário, para fazer meu cabelo e maquiagem, sem atrasos) ela simplesmente começou a descer vários produtos da prateleira e me oferecer como complemento para "recuperar a vida" dos meu cabelos. Lógico que não tenho sangue de barata então respondi, não obrigada, se eu soubesse que os produtos desse tratamento fossem tão caros não teria feito mas como não perguntei o preço de nada antes agora TENHO que pagar. A proprietária recuou, pegou o cartão de minhas mãos e fez então a cobrança e confirmou que estaria no hotel na manhã seguinte como combinamos sem atraso.

3) todos os funcionários, um a um, despediram de mim como se eu fosse alguém importante ou famoso, foi até engraçado.

4) Por fim, para vocês entenderem quão absurdo foi o preço, a nossa lua de mel, no Resort Sheraton Hotel, custou apenas R$ 215 a mais do que esse valor, entenderam ????

Tudo bem, tudo em pró do casamento, o importante é ser feliz, estar feliz e eu estava.

Na mesma noite, tivemos um jantar no hotel, eu e a família norueguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário