A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Incentivo para praticarmos a Reciclagem

Se não todos a maioria pelo menos sabem que foram praticamente 10 anos trabalhando em uma empresa que produz e vende alumínio antes de embarcar para o mundo então toda vez que vejo uma latinha enlouqueço. Quero saber se é alumínio, quem produziu e assim por diante. O marido lindo até comenta: "lá vai ela fazer a vistoria na latinha!"

Aqui na casa do irmão norueguês, falo assim porque tenho irmãos brasileiros também, assim não confunde, ele tinha um arsenal de vamos chamar "coisas" para não falar bagunça que deveriam ser entregues nos lugares que fazem a coleta de lixo para a Reciclagem.

Como eu "adoro" uma bagunça fiquei paranóica até ver a última latinha, garrafa, papel, plástico, tudo fora do apartamento.

O que eu gostei nesta história toda foi o incentivo que os noruegueses tem para praticarem a coleta seletiva de lixo, entregarem todos os tipos nos devidos lugares.

No supermercado aqui do bairro aonde estamos morando, levamos as garrafas e latas e recebemos dinheiro em troca. Veja como funciona. Sem demora, repara no meu garoto propaganda!


Aqui nesta máquina, entra tudo quanto é tipo de lata e garrafa, pode ser alumínio, plástico ou vidro. Só não vale bebida alcoólica porque dái pode caracterizar incentivo ao consumo de álcool.

Se for pequena você recebe 1 coroa norueguesa e se maior 2,5 Coroas Norueguesas que respectivamente valem 30 0u 70 centavos de Reais.

E é tudo automático, moderno. As garrafas possuem códigos de barras que além da descrição da garrafa e produto já informa o valor que você receberá se retornar para a reciclagem.

No final, ganhamos duas vezes, a casa do irmão noruêgues está limpinha e sem lixos e temos alguns trocados extras para comprar guloseimas e assistir a estréia do Brasil na Copa do Mundo!

Um comentário:

  1. vim prontinha para a aula de reciclagem. adoro isso. cresci vendo minha mãe separar o lixo e é claro que passei para minha filha também. aqui no Brasil está longe de acontecer uma coleta assim como mostrada nas fotos, mas devagarzinho ele chega lá. sempre digo que lixo tranforma-se em dinheiro e este ninguém dispensa!
    beijinhos menina Andreia

    ResponderExcluir