A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Nos Bastidores" minha Viagem de Volta ao Mundo

Minha viagem não tem 80 dias como fez “Phileas Fogg” no livro de Jules Verne.
A minha viagem de volta ao mundo nem terminou na verdade.

No dia 10 de agosto de 2010 eu chegarei no Brasil e então terão passados 282 dias longe de casa, da minha família, do meu país.

Eu vou contar um pouquinho e passar por alguns lugares com vocês. Hoje eu fiz um resumo, foi bom porque eu mesma não tinha a idéia de o quanto grande é dar a volta ao mundo.

Foram 10.562 fotos “clicks”.
São 3.388 fotos escolhidas e postadas no meu Orkut até Praga na Republica Checa excluindo a Noruega que afinal será a minha casa daqui pra frente e considerando que eu ainda não cheguei de volta ao Brasil.

Foram 22 países e 109 cidades, lugares visitados.

Tivemos 6 idiomas que realmente tivemos que aprender algo para falar, ler em fim se comunicar. São eles: Espanhol, Francês, Inglês, Chinês, Italiano e Árabe.


Nós voamos 33 vezes com diversas companhias aéreas. A sequência foi:
São Paulo /Santiago /Easter Island /Papeete / Moorea /Huahine /Papeete /Auckland /Christchurch /Fiji /Mana /Sidney /Singapore /Phuket /Singapore /Kuala Lumpur /Kutakinabalu /Sandakan /Kutakinabalu /Kuala Lumpur /Bankok /Ho Chi Minh / Danang /Chengdu /Beijing /Hong Kong /Dubai /Dubai /Amman /Paris /Rome /Prague /Trondheim.


Eu não tinha viajado de trem de longas distâncias antes. Nesta viagem tivemos três: No Vietnam, de Hué até Ha Noi. Na China de Guiling até Kunning e de Beijing até Shanghai.







Nem eu sabia que viajei tanto de barco assim. Foram 13 viagens.
Nas Ilhas Fiji tivemos: De Mana para Bounty; De Bounty para Oarsmans; De Oarsmans para Manta Ray; De Manta Ray para Octopus; De Octopus para Nadi; De Phuket para Phi Phi; De Phi Phi para Ao Nang; De Railai para Koh Samet; Koh Samet para Railai; De Halong Bay para Cat Bah; De Cat Bah para Halong Bay; De Hong Kong para Macau e de Macau para Hong Kong.

Tivemos duas viagens de balsa ou ferry-boat como eles chamam. Foi de Picton para Wellington na Nova Zelândia e de Penang para Langkawi na Malásia.

Tem também um dado super curioso que são lugares que dormimos que não são hotéis, pousadas.

Nós dormimos por 17 noites dentro de uma campervan, carro/casa na nossa viagem por toda Nova Zelândia.
Passamos 3 noites em trens de longa distâncias.

Fizemos “Couchsurfing” em Muscat, Oman por 4 noites, Em Jerusalém no Israel por 5 noites e em Cingapura por 4 noites.

Também dormimos em barcos na Nova Zelândia por 1 noite e no Vietnam na ilha de Cat Bah.
Tivemos uma noite mágica em um acampamento no deserto de Oman com direito a ouvir histórias de um beduíno enquanto bebíamos café árabe (café preto com pó de cardamona) muito bom por sinal!

Claro que tivemos noites em bangalôs já que visitamos alguns paraísos. Foram 4 noites em Manta Ray e 1 noite na ilha Bounty, tudo na ilhas Fiji.

Também tivemos nossos dias de inquilinos, quando alugamos apartamentos em Tel Aviv no Israel e em Roma na Itália.


Nossa viagem também teve muito esporte. Esportes alguns que eu nunca tinha praticado antes. Olha a lista dos momentos de atleta: snorkeling, caiaking, Canoa, trekking, andar de bicicleta, montar em elefante, ping pong, nadar, dirigir um jipe 4X4 na Ilha de Páscoa e a “campervan” na Nova Zelândia.



Aqui um momento de desabafo. Dar a volta ao mundo é abdicar dos mimos e momentos de beleza em salões e clínicas.
Tive “oportunidade” (essa é ótima) de cortar meus cabelos uma única vez, ir a manicure por três vezes e pedicure por duas vezes. Também achei um lugarzinho para fazer a sobrancelha uma única vez. Depilação? Essa foi meia vez porque a “depiladora” queimou meu joelho, logo, saí correndo.
Mas eu me “viro” bem. Já sei cortar minhas próprias unhas, dar um jeito na sobrancelha e fazer a minha própria depilação!



Falando em desabafo eu também tive o meu momento de maior medo durante a viagem.
Na Nova Zelândia fizemos uma trilha até uma praia que está listada como uma das mais belas do mundo chamada “New Chums beach”. Por acaso foi aqui também que o Magnus me propôs em casamento. Me pediu oficialmente para casar com ele no dia 04 de fevereiro de 2010 na embaixada da Noruega em Kuala Lumpur, Malásia.

No inicio da trilha atravessamos um riacho que encontrava com o mar. Na ida tudo tranqüilo, mal molhei a canela, já na volta, maré alta, o riacho transformou-se em um rio com correnteza e profundidade.
Eu chorei muito e fiquei nervosa e o Magnus, marido lindo, teve mesmo é que me carregar nas costas nesta travessia.

Agora dá uma olhada na praia, vale a pena né!



Mas nem tudo é drama e tivemos alguns momentos muito engraçados, como na Nova Zelândia, que por vezes chegávamos nos acampamentos aonde deveria ser sempre possível carregar bateria do carro e dos equipamentos que tínhamos , tomar banho, cozinhar em um lugar maior do que no nosso mini-fogão dentro da campervan porém nem sempre acontecia e mais de uma vez tomei banho de lenços umedecidos, com garrafas de água que tínhamos enchido para lavarmos frutas, as mãos, pés e não para tomar banho, fui ao banheiro no mato, em banheiro que era apenas um buraco no chão e por aí vai.

Também tivemos alguns banhos pré-pagos, isso mesmo, você coloca uma moeda e tem direito a 3 minutos de banho, sim, 3 minutos e se precisar mais? Coloque mais moedinhas e tudo certo!

No quesito, Culinária eu amo experimentar coisas diferentes e claro que dando a volta ao mundo não ia faltar oportunidades. De exemplo, fiz uma lista de tipos de carnes que experimentei nesta viagem.

Comi carne de vaca, de porco, de frango, de galinha, de peru, de carneiro, de canguru, de avestruz, de cobra, de crocodilo, de veado, de rena, de cabra, lagosta, camarão, caranguejo, salmão, atum, dourado, bacalhau, truta, peixe espada, frutos do mar em geral como mariscos, ostras, polvo, lula e outros que nem sei o nome.

Eu só não comi carne de cachorro no Vietnam e China! Isto para mim já demais!
Mas um segredo, pra vocês, eu amo mesmo é a comidinha que meu marido lindo faz pra mim!























Também tivemos a oportunidade de ir a alguns eventos e espetáculos que eu nunca pensei poder ir algum dia.
Fomos a F1 em Shanghai torcer pelo Felipe Massa.
Tivemos um espetáculo de luzes em Yangshou na China muito famoso. O diretor é o mesmo que fez a abertura dos jogos olímpicos em Beijing.
Fomos a um show de acrobacias em Beijing que posso dizer que os acrobatas não ficam nem um pouco atrás do pessoal do “Cirque Du Soleil” que tive oportunidade de assistir em São Paulo.
Presenciamos alguns espetáculos tradicionais e típicos para conhecermos um pouco mais sobre a cultura do país. Foram na Malásia, Ilhas Fiji e Vietnam.
Assistimos um concerto no “Summer Palace” em Beijing.
Por último um passeio que se chama “Pietra by Night” na Jordânia aonde tivemos uma cerimônia que serviam chá de erva-cidreira enquanto assistíamos alguns músicos tocarem instrumentos locais e escutávamos um contador de história narrar um pouco sobre a cidade.





Durante a viagem também tivemos o momento “aprender ou descobrir” como se faz algumas coisas.
Incenso e chapéu de palha de arroz no Vietnam.
Mosaicos, tapetes e lã na Jordânia.
Vinho no Chile
Lã na Nova Zelândia
Chá na Malásia
Seda no Cambodia
Diamantes em Israel
Pérolas na Polinésia Francesa




Tive muitos momentos emocionantes nesta viagem, momentos de chegar a lugares tão lindos, presenciar coisas tão magníficas ou ainda tristes que me fizeram chorar de emoção por diversas vezes. Não sei ao certo quantas vezes foram e talvez listar estes momentos seja injusto se eu esquecer algum. Posso no entanto citar alguns que vieram em meus pensamentos enquanto escrevia este post pra vocês. ^

1) O azul do mar na ilha de Moorea, Polinésia Francesa, Novembro/2009.
2) Oarsmans Bay, Ilhas Fiji, Dezembro/2009.
3) Tekapo, um lago na Nova Zelândia, Dezembro/2009.
4) Nosso casamento na embaixada da Noruega em Kuala Lumpur, Malásia, Fevereiro/ 2010.

5) A grandeza dos templos e a pobreza do povo no Cambodia, Fevereiro/2010.
6) A Muralha da China, Abril/2010.
7) As cidades de Jerash e Pietra na Jordânia, Maio/2010

8) Torre Eifel em Paris, França, Maio/2010.


Conhecer o mundo desta forma é a oportunidade mais maravilhosa que Deus me deu. Sou ainda mais feliz por poder compartilhar com vocês.

2 comentários:

  1. Bom dia pessoal!
    Só para registar, foram dois dias montando este post, o que mostra a minha total falta de habilidade com Blogs e detalhe mesmo assim as fotos não ficaram muito no lugar! Prometo melhorar! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. vamos conversar muito,muito e ainda teremos um monte de novidades e casos pra relembrar amei tudo o que vc escreveu,bjos.

    ResponderExcluir