A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

domingo, 13 de junho de 2010

Primeira semana “A La Norueguesa”


Há uma semana eu estava em uma viagem de volta ao mundo e de repente estou aqui na Noruega planejando o que será a minha vida daqui pra frente.
Sinceramente “a notícia”de que não está mais dando a volta ao mundo, conhecendo pessoas, culturas e lugares é ao mesmo tempo aterrorizante e confortante se isto é possível.
Na verdade, posso dizer, ou melhor, continuar a dizer pois sempre falo para meu marido que somos “luck people” pois a coisas boas sempre acontecem conosco.
Eu acredito muito no principio da espiritualidade de que praticando-se o bem receberemos o mesmo.
Desde nossa chegada a minha família norueguesa está fazendo o possível e impossível para que eu me sinta em casa mesmo.
No domingo tivemos tradicional almoço em família. Na segunda-feira, o pai norueguês convidou-nos para acompanhá-lo até a cidade, Trondheim, para que eu conhecesse o lugar aonde deverei morar brevemente.
Enquanto pai norueguês resolvia alguns assuntos, andamos pela cidade, meu marido lindo mostrando tudo, explicando tudo e eu clicando claro!
Encontramos com o pai norueguês e fomos almoçar na torre de TV aonde se encontra um restaurante super fofo com ótima comida e que simplesmente enquanto fazemos nossa refeição, o chão vai girando a 360º graus para que todos possam apreciar a bela Trondheim do alto.
Depois fomos comprar algumas mudas de rosas para o jardim da sogrinha, fizemos mais algumas paradas para reconhecimento da cidade e voltamos para casa.
Durante a semana, ficamos colocando o que já se pode da vida em ordem, ou seja, papelada mesmo, verificar se creditaram nossas milhas dos tantos vôos que pegamos, ir até o banco para solicitar uma carteira de identidade norueguesa, abrir uma conta corrente, afinal, já tenho algum dinheirinho norueguês, presente de aniversário dos sogros! E conhecer o lugar aonde receberemos alguns dos nossos amigos em comemoração ao nosso casamento.
Aproveitei também para organizar e limpar a casa do cunhado, primeiro porque estava precisando mesmo, ele é solteiro e mora sozinho, não preciso dizer mais nada.
O marido lindo lógico após eu pedir para me ajudar com algumas coisinhas do tipo, levantar sofá, geladeira, fogão, entrou em pânico e me chamou de “paranoid wife” (esposa paranóica).
Nem liguei e expliquei que a casa está sim precisando de uma arrumação e da onde venho ;-) , o Brasil, a gente limpa a casa mesmo e não sabemos fazer meia limpeza, se é que isso existe.
Bom, ele aceitou no coração até porque quando o irmão chegou, elogiou a arrumação e ainda me deu carta branca para fazer o que quiser, sonho de qualquer mulher, fala sério!
Ainda nesta semana tivemos vários jantares típicos noruegueses em casa e também na casa dos sogros. Toda vez que chega a hora do jantar sempre ouço: “este prato é assim e este aqui é assado” e ainda lançam uma piada de que estão fazendo um intensivo comigo para ver se eu sobreviverei vivendo na Noruega.
“So far so Good!”, digo ao meu sogro, vocês precisam se esforçar mais, eis aqui uma avestruz! (risos)
O tempo na semana também começou bom, tivemos sol e em um dos jantares fizemos até churrasco mas já no finalzinho da semana pude conhecer o “verão norueguês” com ventos fortes, chuva fina e temperatura entre 9 e 18 graus que meu marido e sua família insistem em dizer está atrasado a três semanas.
Desafio da semana: é me acostumar com a vida tranqüila que se pode ter aqui na Noruega. Eu sei que não estou trabalhando e por isso não tenho uma rotina vamos dizer aqui “normal” de ir trabalhar, fazer algum curso, academia, voltar para casa em seu carro, enfrentar trânsito e tudo mais porém aqui passa-se muito tempo em casa, dentro de casa mesmo e para uma garota que vem da cidade grande isso sim é DESAFIO com letras maiúsculas.

2 comentários:

  1. Miguta,

    Primeiramente,ADOREI a idéia do blog!
    Fico muito feliz em saber que a familia do Magnus está te ajudando a se adaptar.
    Adreito que a questão de lugar mais pacato deve realmente te assustar, porém isso é costume. Logo vc vai achar um absurdo ter vivido na loucura de SP...rs

    Espero que esta primeira semana tenha sido mágica.

    bjao

    ResponderExcluir
  2. seu amigo Marcelo tem razão. troquei São Paulo pela pequena Itanhaém e há oito anos vivo muito bem! pinta sim uma saudadezinha, mas logo passa. bem... deixe eu ir ao próximo capítulo. to adorando! beijos

    ResponderExcluir