A história de como nos conhecemos, a decisão de viajarmos juntos, a viagem, a decisão de casarmos, o casamento, a vida a dois, desafios no novo país, saudades de casa, da família, amigos, o começar de novo mas com a certeza de que fez a escolha certa.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paperwork, papelada!




Ahhhhhh, eu odeio burocracia, eu odeio ter que explicar, provar, o que já está ali, na cara!

Desde que cheguei aqui na Noruega, eu acesso diversos sites, brasileiros, noruegueses, para me informar de tudo que preciso fazer para deixar de morar no Brasil e começar a viver aqui.

Toda vez que entro nesses sítios simplesmente fico de mal humor, choro, desespero... é que eu sou ariana então entendem a relação ;-)

Envio mensagem para governo brasileiro, norueguês, recolho os arquivos que preciso preencher, começo a preenche-los, fico contente quando já posso adiantar algo.

Posso dizer é que são muitas coisas para se fazer e isso me desanima um pouco e muito desse desanimo é porque a maioria das vezes o que eu leio não me explica realmente o que devo fazer, preciso e não posso.

Aqui algumas situações:

1) Por que não posso morar na Noruega se a própria me autorizou a casar com um norueguês quando "me candidatei"para tal? Vocês conhecem casamentos aonde a esposa mora em um país e o marido em outro? Não precisa responder!

2) Se eu quiser mudar meu nome para o de casada tenho que fazer aqui na Noruega primeiro antes de registrar o casamento no Brasil. Tenho que ir ao um departamento aqui na Noruega com um formulário o qual tem um campo que pede um número de registro de estrangeiro no país mas quando enviei o formulário para pedir este número eles negaram e disseram que primeiro eu tinha que ir no tal departamento de registro? Vocês entenderam?NEM EU!

3) A Receita brasileira diz que eu tenho a declaração de saída provisória do país e a definitiva, li umas 300 vezes, devo estar ficando burra, qual se aplica ao meu caso, eu não consegui descobrir.

4) Minha mudança! seria fácil se eu fosse uma pobre coitada sem nada porque aí não teria que me preocupar com isso. Até agora consegui descobrir como funciona se eu quiser voltar para o Brasil.

Tem muito, muito papel, muito burocracia mesmo, as vezes penso se conseguirei fazer tudo direito sem deixar passar nada que me prejudique lá na frente.

E claro sem esquecer, preciso mesmo é de muita PACIÊNCIA!

2 comentários:

  1. aff!!! sei e-xa-ta-men-te o que você está passando. meu marido é extrangeiro, está há oito anos no Brasil e só agora conseguiu a provisória. a definitiva? somente daqui há dois anos, mas ainda tem um longo caminho, pois tem que provar inúmeras coisas antes disso. Andreia, achei que era só aqui que o casamento não dava legalidade para extrangeiros...

    ResponderExcluir
  2. uiiiiiiiiiii, está tarde para um cineminha. amanhã pego essa sessão. beijos minha linda

    ResponderExcluir